XIII Semana Nacional da Conciliação começa nesta segunda

O Vianna, por meio do Núcleo de Práticas (Nupra), vai participar da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e pelo conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento visa promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito. Desde 2004, o curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior foi o primeiro de Minas Gerais a estabelecer convênio para abertura de juizado de conciliação junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG).

Este ano, serão realizadas cerca de 260 audiências de conciliação, de processos reais, que serão conduzidas por alunos. De acordo com o Coordenador do Núcleo de Práticas, Guilherme Giovanoni, a iniciativa fomenta a formação teórica e prática dos estudantes de Direito. “Eles têm contato com processos reais antes mesmo de terem concluído a graduação, o que é uma experiência de muito diferencial para a futura carreira profissional dos alunos. Além disso, ao oferecer um serviço de qualidade e gratuito, eles aprendem a importância de aplicar a teoria vista em sala de aula em prol da comunidade”, diz.

A Semana Nacional da Conciliação é realizada anualmente, desde 2006, nos tribunais de todo o país para estimular a solução consensual de conflitos, com orientações padronizadas. As audiências a serem realizadas em parceria com o Vianna já foram designadas pelos juízes que compõem a comarca. Elas acontecem na sede do Nupra, na Av. Dr. João Pinheiro, número 67. As audiências vão até sexta-feira (9). Para saber mais informações sobre mediação judicial e conciliação, acesse aqui.