Vianna promove doação de sangue em trote solidário

Campanha Trote Solidário #TodosJuntosPeloFelipe está sendo divulgada nas redes sociais

Calouros e veteranos das Faculdades Integradas Vianna Júnior vão participar de um trote solidário para doação de sangue, entre os dias 21 e 28 de fevereiro, no Hemominas. A iniciativa do Instituto Vianna Júnior, com apoio do DCE Drugs thesis Vianna Júnior, pretende, além de contribuir com o aumento do estoque do banco de sangue de Juiz de Fora, promover o trote solidário como alternativa ao trote convencional – proibido pela Instituição.

Ações como essa já são tradição no Vianna mas, neste ano, a mobilização é por uma causa especial: um aluno do 7° ano do Ensino Fundamental do Colégio Vianna Júnior está com leucemia e precisando de doações de sangue. Felipe Kenji Suzuki Zuchelo, de 11 anos, foi diagnosticado no início de fevereiro e está internado no Hospital Albert Sabin. “Estamos sempre desenvolvendo trabalhos que visam despertar a solidariedade e responsabilidade social nos nossos alunos. A formação humanística é um dos pilares do Instituto Vianna Júnior e está presente em todos os nossos segmentos: Colégio, Faculdades e Pós-graduação”, afirma Renate Mendonça, responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social do Vianna.

Outra questão importante é o fato de que, perto do Carnaval, o número de doações diminui consideravelmente e, em contrapartida, a demanda por sangue sobe por conta do aumento de acidentes nesta época. “É importante doar porque, durante essa semana, muitas pessoas estão envolvidas com viagens e até mesmo com o próprio Carnaval. Isso acaba acentuando a queda do número de doações”, afirma Rosani Martins, da Equipe de Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, Unidade da Fundação Hemominas.

Doação será revertida em horas de atividades complementares

Os alunos que participarem do Trote Solidário poderão solicitar 10 horas de atividades complementares ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nupe). Para isso, basta apresentar o comprovante da doação na sede do Nupe, na Rua Dr. João Pinheiro, 67, Bairro Santa Helena.

As doações podem ser feitas de 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, no Hemominas (Rua Barão de Cataguases, S/N – Santa Helena). Ao longo da semana, os alunos vão receber em sala de aula um material explicativo cedido pelo Hemominas com todos os esclarecimentos sobre o procedimento. Não é necessário agendamento prévio. Clique aqui para saber as condições e restrições.