Vianna lança livro Prêmio Ágora 2019

Lançado nesta quinta, 05, o livro Prêmio Ágora 2019, que consiste em uma coletânea de Iniciação Científica com artigos de alunos, professores e ex-alunos da instituição. Para esta primeira edição, organizada pelos professores Artur Vieira Pinho e Guilherme Giovanoni Silva, foram escolhidos 11 artigos acadêmicos, nas áreas de Direito, Gestão e Ciências Sociais.

No evento de lançamento, estiveram presentes autores, organizadores e autoridades acadêmicas.  O projeto foi elaborado, inicialmente, pelo professor Artur Vieira, que convidou o professor Guilherme para a execução. “A sociedade jurídica deve produzir mais e, com base nessa questão, percebeu-se que havia uma demanda reprimida neste sentido, não só na área do Direito, mas também na área de negócios”, afirma o professor Artur.

Segundo ele, foi aberto um edital e os 11 artigos foram escolhidos em meio a dezenas de publicações enviadas. Professor Artur ainda agradeceu o apoio de diretores, coordenadores e de toda a instituição que cedeu, inclusive, todo o aporte financeiro para a impressão dos exemplares.

“O Projeto Ágora visa a estimular a pesquisa e a publicação de artigos e desenvolver o pensamento científico nas Faculdades Integradas Vianna Júnior”, afirma o coordenador do Núcleo de Prática (NUPRA), Guilherme Giovanoni, que também é organizador da obra.

O coordenador do curso de Direito, Luis Antônio de Aguiar Bittencourt, autor do prefácio do livro, exaltou a iniciativa lembrando do pioneirismo da proposta educacional dos irmãos Vianna, na década de 40, e na referência em Educação que a instituição se tornou hoje. “O leitor vai encontrar temas instigantes e com discursos corajosos, enfrentando questões que precisam ser debatidas pela nossa sociedade”, afirma.

A coordenadora no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NUPE), Rachel Zacarias, falou sobre a satisfação e o desafio de iniciar, em sala de aula, o gosto pela pesquisa acadêmica. Exaltou ainda o diferencial do Vianna Júnior em promover pesquisa, por meio da conceituada Revista Eletrônica Vianna Sapiens.

Por fim, o diretor geral acadêmico das Faculdades Integradas Vianna Júnior, Flávio Galone da Rosa, exaltou a iniciativa dos organizadores e dos alunos que participaram do projeto, em um discurso de valorização da Educação e da Pesquisa, ele afirmou que “é preciso acreditar nos jovens”.

O Prêmio Ágora 2019 é uma publicação da Editora Dialética. Tem como organizadores os professores Artur Vieira Pinho e Guilherme Giovanoni Silva. São autores, Ana Luiza da Rocha Lima, Andrez Wescley Machado, Artur Alves Pinho Vieira, Barbara Elaine Carneiro de Morais, Daniel Stefani Ribas, Fernanda Dornelas Carvalho, Fernanda Lourenço da Silva, Fernanda Maria dos Reis, Frederico Azevedo Alvim Assis, Gabriela Mendes de Oliveira, Júlia Gravina de Faria, Julie Afonso Novaes, Laura Dutra de Abreu, Leonardo Neves, Marina Quirino Itaborahy, Matheus Daibert Duarte Silva, Nicole Carvalho Ferreira, Nicolli Ladeira Menezes, Paulo Renato Rodrigues Assis, Raphaella Neman de Novaes e Tatiana Dornellas de Oliveira.