Vianna alcança conceito máximo no Enade 2018

Os cursos do Vianna obtiveram os melhores resultados na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os dados oficiais referentes a 2018 foram divulgados nesta sexta, 04, pelo Ministério da Educação.

O curso de Gestão de Recursos Humanos, que participou pela primeira vez da avaliação, obteve a nota 5, que é a máxima atribuída pelo MEC. Já os cursos de Direito, Administração e de Tecnologia em Logística, foram avaliados com nota 4, mantendo o patamar de Excelência no ensino do Vianna Júnior.

Segundo o diretor das Faculdades Integradas Vianna Júnior (FIVJ), Flávio Galone, os resultados alcançados no ENADE confirmam o trabalho contínuo da instituição de oferecer aos alunos um ensino de qualidade e que ultrapasse as barreiras do aprendizado em sala de aula.  “Tradicionalmente, as Faculdades Integradas Vianna Júnior oferecem aos seus alunos experiências que alinham os conteúdos de sala de aula com as práticas profissionais atuais – por meio de programas de estágio, pesquisa e trabalho em campo –  de modo a prepará-los para alcançar as melhores oportunidades do mercado de trabalho. As notas no Enade configuram o resultado do comprometimento de nosso corpo docente e discente”, destaca.

O coordenador dos cursos de Administração, Recursos Humanos e Logística, Stênio Afonso, se diz feliz com os resultados. “Alcançamos as notas máximas da avaliação em RH e excelente desempenho nos demais cursos, graças à qualidade e ao desempenho de professores e alunos, cravando na trajetória do Vianna a excelência na área de gestão”, afirma.

Coordenador do curso de Direito há 18 anos, Luiz Antônio de Aguiar Bittencourt, destaca  que, além da Excelência já reconhecida do ensino jurídico, o curso vai além. “ A instituição se  moderniza, atendendo às necessidades do mercado atual. Adotamos o Direito 4.0, com inovações na área de tecnologia, com estrutura e professores capacitados utilizando metodologias ativas. Esse conjunto garante não só o resultado do Enade, mas também o mais alto grau de reconhecimento nacional e internacional em relação à qualidade no ensino jurídico. Temos cinco selos OAB Recomenda e o mais elevado conceito no MEC”, comemora.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.