Promover a excelência em educação, produzindo e disseminando o conhecimento, compromissado com a formação integral do cidadão ético, qualificado e capacitado para o mercado de trabalho, na busca do desenvolvimento sustentável de uma sociedade mais justa e humana.
Nossa visão de futuro ambiciona para 2023 o reconhecimento como uma Instituição Premium, que visa à excelência no ensino e à alta empregabilidade dos discentes, compromissada com a difusão da cultura, da responsabilidade ética e com a preservação do meio ambiente.
CIDADANIA como pilar básico para a formação de pessoas;
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO como principal vetor de influência nas atividades de ensino, iniciação científica e extensão;
REFLEXÃO E SENSO CRÍTICO como um meio para a conquista da independência intelectual;
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO como “locus” de realização humana;
TRANSPARÊNCIA das normas e regras de conduta.
A nota máxima na última avaliação do MEC e os 5 selos OAB Recomenda coloca o curso de Direito do Vianna Júnior como um dos melhores do Brasil.
Três vezes consecutivas nota máxima no Enade, desenvolve habilidades e cultura empreendedora do aluno, além de ter a certificação de qualidade da FGV.
10 vezes Top of Mind, como instituição de ensino mais lembrada pelos juiz-foranos. Em Minas Gerais, o Vianna Júnior é a única instituição de ensino a ser premiada na faixa “Rumo à Excelência” do Prêmio Mineiro da Qualidade.
O Colégio Vianna Júnior possui parceiros e metodologias diferenciadas que estimulam os estudantes no desenvolvimento pessoal e profissional, com disciplinas de empreendedorismo;
E, pelo quinto ano consecutivo, uma das 150 melhores instituições de ensino do mundo.
Os primeiros passos do Instituto Vianna Júnior foram dados na antiga escola primária Alvina de Paula, onde se passou a lecionar cursos livres, supletivos e preparatórios.
Os irmãos, Joaquim, Antônio, Romeu e Walbet Vianna começaram a expandir os laços da instituição, implantando os atuais Ensino Fundamental e Médio (antigo Colégio São José, atual Colégio Vianna Júnior)
Criação do Curso Técnico em Contabilidade e Administração.
Mudança do Instituto Vianna Júnior para a atual sede na Av. dos Andradas
O Conselho Federal de Educação reconheceu a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior e o Instituto dava início à formação de conceituados advogados para a sociedade mineira;
Formatura da primeira turma de Direito do Instituto Vianna Júnior
Ao assumir a gestão da Mantenedora, as ações do então diretor presidente, Dr. Romeu de Mattos Vianna, permitiram uma revolução no sistema de ensino.
Inicia-se convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) – objetivando a excelência dos seus cursos nas áreas de Gestão, Direito e Saúde.
2002: O Instituto Vianna Júnior adere ao Prêmio Juiz de Fora de Qualidade e Produtividade (PJFPQ) e contrata consultoria especializada. O curso de Direito obtém Conceito A pelo MEC, a nota máxima.
Criação do Projeto Direito Itinerante do curso de Direito das Faculdades Vianna Júnior. O curso de Direito obtém seu primeiro selo de qualidade OAB Recomenda, única instituição particular de Minas Gerais a receber tal contemplação na época.
Troféu Excelência no Prêmio Top Quality; Implantação de três novos cursos superiores em tecnologia: Processos Gerenciais, Gestão Ambiental Urbana e Desenvolvimento para web; O curso de Direito do Vianna Júnior recebe mais um selo OAB Recomenda.
Autorização do curso de Administração de Empresas, bem como a transformação da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais e da Faculdade de Ciências Econômicas Vianna Júnior em Faculdades Integradas Vianna Júnior.
Comitiva Mercosul
O Instituto Vianna Júnior foi a primeira instituição a levar alunos e professores para acompanhar as missões brasileiras nos EUA, em visita à ONU e à OEA; O curso de Direito das FIVJ recebe o terceiro selo OAB Recomenda.
Vianna Júnior é destaque no 17º Prêmio Furnas Ouro Azul.
Departamento de Esportes do Instituto Vianna Júnior recebe medalha do Mérito Legislativo.
Instituição recebe Selo de Responsabilidade Social Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
O curso de Administração é considerado o melhor entre as particulares (MEC) e, em 2013, um dos melhores entre as faculdades particulares do Brasil (4 estrelas Guia do Estudante). Nota máxima no Enade 2 vezes consecutivas (única na região).
Conquista da Faixa Ouro PMQ, do Top Quality Rubi e do Troféu Sustentabilidade MFS Consultoria; Autorização do MEC para implantação do curso superior de Logística.
O Instituto completa 75 anos. O curso de Direito obtém nota 5 pelo MEC, a máxima na escala de avaliação. Implantação de 3 novos cursos superiores nas FIVJ: Gestão de Recursos Humanos, Logística e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
MEC autoriza abertura dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo. Instituto Vianna Júnior é presenteado pelo Hemominas com a Placa de Honra ou Mérito, em razão de ações de Responsabilidade Social.
Instituto Vianna Júnior é premiado pela MFC Consultoria com o troféu Top Quality Master e de Sustentabilidade, por sua Gestão de Qualidade e Responsabilidade Social. Curso de Administração recebe nota 5 (máxima) no Enade. O curso de Gestão Ambiental, conquista nota 5 (máxima) na avaliação do MEC. Curso de Direito participa, pela primeira vez, de Concurso de Mediação Internacional.