fbpx

Programação e Robótica: 5 vantagens de aprender na escola

Já parou para pensar como a programação e a robótica estão presentes em nosso dia a dia? Se voltarmos há algumas décadas, computador em casa era um artigo de luxo. A máquina era grande (quem lembra daquele monitor quadrado?) e quase impossível de pagar. Mas os anos foram passando e a tecnologia evoluindo cada vez mais rápido. Antes, para acessar a internet era preciso um computador de mesa ou um notebook. Hoje, é só acessar o celular.

E é assim que a programação se faz presente nas mais diversas atividades do nosso cotidiano. Aplicativos, softwares, funções que antes eram inimagináveis e agora não conseguimos mais viver sem. Foi assim que surgiu a seguinte questão: Se a tecnologia e seu desenvolvimento já é tão presente na nossa vida, por que não ensinar robótica e programação na escola?

Pensando nisso, desde o início de 2018, o Colégio Vianna Júnior inseriu na carga horária do estudantes o ensino de programação e robótica. O aluno aprende, na prática, a construir e programar seu próprio drone, por exemplo. As vantagens deste aprendizado são inúmeras e nós listamos algumas a seguir.

5 VANTAGENS EM APRENDER PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

1- Soluções criativas e Raciocínio lógico

Para aprender a linguagem da programação, os alunos são levados a pensar de forma estruturada. O lado esquerdo do cérebro é desenvolvido, visto que o aluno deve designar ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Ao mesmo tempo, na criação de games, a criatividade é bastante estimulada para criar, planejar e executar um projeto valorizando suas etapas. Afinal, por trás do jogo deve existir um enredo bem legal.

2- Aperfeiçoa a escrita

Como vimos no item acima, o aluno aprende a estruturar seu pensamento e isso influencia diretamente na forma como ele vai elaborar um texto. O estudante passa a ter mais foco para a criação que depende de atenção, criatividade e linearidade (começo, meio e fim).

3- Ajuda a aprender física, matemática e língua inglesa

Já sabemos que na programação o raciocínio lógico é essencial e, por isso, é notável a melhora da criança nas aulas que exigem isso. O estudante se familiariza com números e novas palavras e aprendem raciocinar com mais precisão, entendendo a teoria e conseguindo aplicá-la na prática. O mesmo ocorre com o inglês, afinal, na programação, muitos comandos são usados nesse idioma.

4-Auxilia no desempenho pessoal e profissional

Sair do colégio sabendo programação e robótica não é para qualquer é um, não é mesmo? Aprender a programar auxilia no descobrimento de aptidões e auxilia na potencialização da mesma. Um ponto fundamental é que no futuro, pessoas com essas habilidades terão mais chances no mercado de trabalho.

5- Ajuda na organização

Decidir prioridades, planejar tarefas e organizar o estudo não são tarefas tão fáceis para as crianças e os adolescentes como parece. Contudo, com o aprendizado da programação o aluno é estimulado a organizar os pensamentos e as ações a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos nos projetos. Isso acaba refletindo na capacidade de organização dele na vida.

Para saber todas as novidades do Vianna, clique aqui!

Quer saber tudo o que está acontecendo no Colégio Vianna Júnior? Acesse nosso Facebook e Instagram!