Professor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem artigo aprovado em publicação internacional

Professor Tadeu Classe na XLIV Conferência Latino-americana de Informática, em 2018

O professor Tadeu Classe, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Vianna Júnior, teve artigo aprovado para publicação científica no International Journal of Serious Games. O artigo, intitulado “The Play Your Process Method for Business Process-Based Digital Game Design” tem como tema os Jogos Sérios para a compreensão de serviços públicos para o cidadão.

De acordo com o professor, o foco inicial da pesquisa, que teve início no doutorado, é ensinar as pessoas a compreender processos públicos. Porém, o método também se estende ao processo de organizações privadas, podendo, inclusive, ser usado para jogos de treinamento. “No meu doutorado, criei um método para que qualquer game designer consiga, a partir de um modelos de processo de negócio, chegar em um jogo que, ao mesmo tempo seja divertido, faça com que o jogador compreenda as regras, etapas de um processo de negócio e também as dificuldades e limitações das organizações que prestam o serviço”, explica.

Para Tadeu, ter artigos publicados é importante para a carreira de todo pesquisador, mas a maior missão é contribuir para a produção científica. “As pessoas têm que compreender que é necessário realizar pesquisas voltadas ao bem comum da sociedade e este é o nosso foco: construir conhecimento para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta.

A previsão é que a publicação no International Journal of Serious Games seja feita ainda neste primeiro semestre de 2019. Em 2018, o professor Tadeu, junto com um grupo de alunos de iniciação científica, desenvolveu jogos que ensinavam, de forma divertida, como os estudantes do Ensino Médio devem realizar a inscrição no Prouni. Para conferir a matéria, clique aqui.