Pós-Graduação: faça uma para alavancar sua carreira

Pós-Graduação faça uma para alavancar sua carreira

Imagine um cenário em que você se formou recentemente e está empolgado para finalmente começar sua carreira. Mas sente que precisa de algo a mais para se diferenciar no mercado. Ou então imagine, por exemplo, um outro cenário em que precisa alavancar a carreira pra ganhar um salário maior.

Tanto num caso quanto no outro, a pós-graduação pode ser o caminho mais indicado para você. Sabemos que as dúvidas são muitas, o tempo está correndo e o mercado  de trabalho é cada vez mais acirrado. Pensando nisso, explicamos nas próximas linhas um pouco de tudo que você precisa saber sobre pós-graduação. Vamos lá?

O que é um curso de pós-graduação?

Essencialmente, um curso de pós-graduação é uma formação acadêmica e/ou profissional oferecida àqueles que já possuem um diploma de graduação (sejam bacharelados, licenciaturas ou tecnológicos).

No Brasil, possuímos dois tipos de especializações: lato sensu, na qual são ofertados cursos com temas específicos de uma área, sendo divididos em MBAs (Master of Business Administration) ou aperfeiçoamentos; e stricto sensu, em que são encontrados cursos mais voltados para a área acadêmica e pesquisa científica, sendo divididos em mestrados, doutorados e pós-doutorados.

Por que fazer uma pós-graduação?

Cursar uma pós-graduação pode trazer muitos benefícios para a sua carreira. Além de garantir um currículo melhor e mais recheado (sendo este um fator competitivo), este tipo de curso é bem visto aos olhos de recrutadores e garante maior empregabilidade. O mercado de trabalho costuma buscar por profissionais que gostam de se manter atualizados.

Além disso, a pós-graduação também pode ser um local para networking, isto é, criar uma rede de contatos profissionais da sua área ou até mesmo de segmentos diferentes. Assim, as chances de ser lembrado para uma boa vaga de emprego ou boa parceria são muito maiores. Quem sabe até não é possível empreender com estes novos contatos?

A pós-graduação também permite que você cresça dentro da empresa que já trabalha. MBAs são uma ótima forma de se adquirir mais informações sobre gestão empresarial e administração, e garantir aquela promoção tão almejada.

Como escolher a melhor opção?

Para escolher a pós-graduação ideal, é necessário avaliar alguns pontos importantes. O primeiro de todos são os seus objetivos profissionais. Se você deseja continuar no meio acadêmico, se tornando professor universitário ou pesquisador, o mais indicado é começar pelo mestrado e partir para doutorado e pós-doutorado depois. Porém, se o seu objetivo for o mercado de trabalho, foque em MBAs, especializações ou aperfeiçoamentos.

Pense em cursos que possam complementar o que você já sabe e, desta forma, te tornar um profissional completo. Cursos generalistas completam cursos técnicos e vice-versa. Um exemplo para ficar mais claro: imagine que você se formou em Administração, um curso geral, e gostaria de trabalhar no mercado financeiro, uma área específica. O que fazer para se capacitar? Você pode procurar uma especialização ou MBA na área de finanças e então se tornar um profissional ainda mais completo.

Ficou mais fácil escolher após a leitura deste texto?

Conta para gente aqui nos comentários quais são as suas dúvidas. Faremos o possível para ajudá-los nesta decisão tão importante!