Pós-Graduação ou MBA? Entenda a diferença entre os dois

Você já decidiu que vai fazer uma Pós-Graduação. Porém, no meio de tantas opções, qual escolher? Entenda neste texto as principais diferenças entre Pós-Graduação Especialização e MBA, além de dicas para fazer a melhor escolha possível.

O que é um curso de pós-graduação de especialização?

Pós-Graduação de especialização é um curso voltado para o mercado de trabalho. Possui foco técnico para que o profissional possa aperfeiçoar, aprofundar e especificar conhecimentos. Portanto, é indicado para quem é formado há menos de 3 anos e está em cargos juniores nas manager free cover letter example website empresas.

O que é o MBA?

Já o MBA (Master of Business Administration) é um curso  sugerido  para quem possui mais experiência de mercado, principalmente quem ocupa cargos a partir de analistas. Também é direcionado para o mercado de trabalho e possui foco nas áreas de gestão, administração, negócios e empresas.

Portanto, o MBA é ideal para quem almeja se tornar líder, gestor ou possuir cargos com mais responsabilidades.

Pós-Graduação de especialização ou MBA: qual a melhor opção para mim?

Os dois tipos de estudo são voltados para a formação profissional, mas cada um deles se encaixa melhor para o seu momento da carreira. Sem drama, preparamos algumas dicas para que a escolha entre pós-graduação de especialização ou MBA seja feita da melhor maneira possível. Vale a pena avaliar alguns pontos essenciais:

1. Comece avaliando o momento da sua carreira: tire um tempinho e pare para refletir sobre você e sobre o que você quer conquistar. Onde você se vê daqui a 5 anos? Você está em qual cargo? Almeja uma promoção? Abrir o próprio negócio? Continuar na área acadêmica? Todas as essas perguntas impactarão na escolha do curso mais adequado.

2. Qual a grade curricular do curso que você vai escolher? Esse item também merece destaque. Procure por disciplinas que te agradem. Não adianta ingressar em uma nova área só pensando no “dinheiro”. Estudar assuntos do seu interesse contam e muito no seu sucesso como profissional.

3. Para finalizar, pense também na credibilidade da instituição: na hora de escolher em qual universidade cursar sua Pós ou MBA, procure por aquela que, além da qualificação esperada, também trará benefícios para o seu currículo. Instituições com notas altas no MEC, boa reputação e reconhecimento no mercado de trabalho são as mais indicadas.

Mas o que o mercado quer?

Bom, agora que você sabe a diferença entre os dois cursos de pós-graduação e qual deles é mais indicado para o seu momento atual, é hora de descobrir o que o mercado busca. Não é mesmo?

Citamos abaixo as qualidades que fazem brilhar os olhos de qualquer recrutador nas grandes empresas. Características que, em um curso de pós-graduação de especialização ou MBA, você terá a oportunidade de desenvolver ou aprimorar.

• Flexibilidade

A habilidade principal aqui é processar informações para tomas as melhores decisões. É muito importante saber ouvir, compreender e traçar cenários a partir dos problemas levantados. Neste sentido, sai na frente quem optar por uma pós-graduação multidisciplinar.

• Tolerância e resiliência

Todas as forças do mundo corporativo estão direcionadas para a retomada do mercado nos próximos anos. Sendo assim, recuperar o tempo perdido será primordial para as empresas. Vai se destacar quem tem capacidade de resistir à pressão e à cobrança por resultados.

• Prática e foco

A experiência profissional tende a ser decisiva no decorrer de um curso de MBA. As novas metodologias de ensino, uma tendência na área, se baseiam principalmente em discussões em aula, análises de casos e simulações. Ou seja, se você optar pelo MBA, faça um curso dentro da sua área de atuação.

Se você está decidido, que tal conhecer os cursos da FGV em Juiz de Fora?

O Instituto Vianna Júnior é a instituição de ensino conveniada da FGV em Juiz de Fora e oferece ao mercado curso de pós-graduação de especialização e MBAs que vão alavancar a sua carreira.

• Pós-graduação em Administração de Empresas
  • MBA em Gerenciamento de Projetos
  • MBA em Gestão Comercial
  • MBA em Gestão Empresarial
  • MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores
  • MBA em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria

Acesse o site da FGV em Juiz de Fora e saiba mais.