Em 2022, o Novo Ensino Médio já entrará em vigor aqui no Vianna e será um fator importante para todos os projetos e métodos inovadores que já aplicamos no colégio e que estão sendo desenvolvidos para o próximo ano.

Contemplando a uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a proposta do Novo Ensino Médio é fazer uma organização curricular mais flexível e ofertar diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Para simplificar, separamos três pontos interessantes que entrarão em vigor no Novo Ensino Médio do Vianna:

1. Através dos nossos laboratórios de química e física, os alunos do Vianna são desafiados ao aprendizado das disciplinas por meio da prática e da vivência. Junto com esses dois espaços, o Espaço Inovação começa a ser utilizado como ambiente de aprendizado de habilidades e competências extracurriculares, com foco no desenvolvimento acadêmico e pessoal.
  2. Desde a educação infantil, o empreendedorismo é trabalhado dentro das salas de aula, mas agora, no ensino médio, ele ganha mais força e, junto a ele, projetos de educação financeira entram em vigor. Dessa forma, dão estrutura ao Projeto de Vida, que visa levar aos alunos uma transformação significativa para além dos prédios da escola.
  3. No último ano, o Vianna obteve uma taxa de aprovação de 98% na turma de ensino médio, mas agora essa taxa tende a crescer ainda mais com as mudanças que vem por aí. Os itinerários formativos (conjunto de disciplinas e projetos) se aprofundarão nos conhecimentos das áreas de Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Esses são apenas alguns pontos importantes que prometem promover o protagonismo dos estudantes e a formação acadêmica e pessoal de qualidade.