Em 2022, o Novo Ensino Médio já entrará em vigor aqui no Vianna e será um fator importante para todos os projetos e métodos inovadores que já aplicamos no colégio e que estão sendo desenvolvidos para o próximo ano.
Contemplando a uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a proposta do Novo Ensino Médio é fazer uma organização curricular mais flexível e ofertar diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
Para simplificar, separamos três pontos interessantes que entrarão em vigor no Novo Ensino Médio do Vianna:
- Através dos nossos laboratórios de química e física, os alunos do Vianna são desafiados ao aprendizado das disciplinas por meio da prática e da vivência. Junto com esses dois espaços, o Espaço Inovação começa a ser utilizado como ambiente de aprendizado de habilidades e competências extracurriculares, com foco no desenvolvimento acadêmico e pessoal.
- Desde a educação infantil, o empreendedorismo é trabalhado dentro das salas de aula, mas agora, no ensino médio, ele ganha mais força e, junto a ele, projetos de educação financeira entram em vigor. Dessa forma, dão estrutura ao Projeto de Vida, que visa levar aos alunos uma transformação significativa para além dos prédios da escola.
- No último ano, o Vianna obteve uma taxa de aprovação de 98% na turma de ensino médio, mas agora essa taxa tende a crescer ainda mais com as mudanças que vem por aí. Os itinerários formativos (conjunto de disciplinas e projetos) se aprofundarão nos conhecimentos das áreas de Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Esses são apenas alguns pontos importantes que prometem promover o protagonismo dos estudantes e a formação acadêmica e pessoal de qualidade.