MERCADO ESCOLA CONSCIENTIZA ALUNOS DO COLÉGIO

Nutricionista da Federal
Voluntárias do projeto Mercado Escola orientando os estudantes do 6º ano do Colégio Vianna Júnior.

Hoje, 26 de abril, a nutricionista Jéssica Almeida e quatro estudantes do curso de Nutrição da UFJF montaram o Mercado Escola para atender os alunos do Colégio Vianna Júnior. O intuito do projeto é conscientizar os estudantes sobre a importância de uma boa alimentação, com o máximo de produtos naturais possíveis.

Os alunos realizaram suas compras de acordo com o que encontram em casa, as opções variavam desde frutas, até produtos altamente processados. Após esta etapa, os estudantes eram medidos, pesados e passavam por uma orientação com as graduandas em nutrição, que, juntamente com eles, analisavam os alimentos escolhidos e informavam os valores nutricionais e o que é ideal ou não para uma vida saudável.

Para a organizadora, Jéssica Almeida, o projeto, que foi criado nas aulas de mestrado, tem sido  muito produtivo, pois acredita na importância de informar os alunos. “O objetivo principal do projeto é a orientação sobre a alimentação saudável e o conceito para isso acontecer é baseado no novo Guia Alimentar, que explica os 10 passos para uma alimentação saudável, ele ensina as pessoas a importância de consumirem mais produtos in natura do que produtos processados e ultra processados”, conta a nutricionista.

Alunos escolhendo suas compras no Mercado Escola.

Pedro Knop, do 6º ano, realizou as suas compras e achou bem divertido, “Foi legal fazer as compras, peguei mesmo o que tem em casa e a cesta ficou pesada (risos)”, conta animado.

A nutricionista ainda faz um alerta geral, segundo ela, o percentual de sobrepeso e obesidade dos estudantes adolescentes está acima da média, esta afirmação vem do projeto Mercado Escola, realizado em outros Colégios da região.

O Instituto Vianna Júnior incentiva uma alimentação saudável para os estudantes, pensando nisso a Cantina Viannense adaptou seu cardápio para atender os alunos do Colégio e Faculdade. Leia a matéria “Saúde e Alimentação”.