
Nesta quinta-feira, 2 de junho, as Faculdades Integradas Vianna Júnior fez sua primeira transmissão ao vivo pelo Facebook. A conversa foi com o coordenador do curso de Direito do Vianna Júnior, Luís Antônio Bittencourt .
O bate-papo, através de perguntas enviadas pelos usuários do Facebook, teve o intuito de auxiliar os futuros alunos sobre o curso e a Instituição. Os assuntos abordados foram: estrutura física, didática do curso, reconhecimento nacional, formação do corpo docente, novo sistema processual, a era digital no Direito, dogmática e prática, projeto Direito Itinerante da Instituição e, além disso, orientações sobre as exigências do mercado de trabalho.
Criado há mais de 40 anos, o curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior ressalta-se por sua tradição, credibilidade e excelência no ensino. Reconhecido entre os melhores do país e do estado de Minas Gerais, o curso detém um dos índices mais expressivos de aprovação no Exame da OAB na Zona da Mata. Segundo Dr. Luís Antônio isso se deve à estrutura física totalmente adequada e adaptada da Instituição. “Temos uma bibliografia completa disponível aos nossos alunos para que tenham acesso a um entendimento doutrinário. É interessante destacar que essa bibliografia também tem um enfoque virtual, já que os alunos e o mercado buscam por essa nova vertente.”
Para o Dr. Luís Antônio Bittencourt, o diferencial do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior é o amadurecimento do profissional, já que convivem diretamente com a prática jurídica: “O aluno sai daqui preparado para o mercado de trabalho. Isso deve também à estrutura contemporânea, criada há seis anos, que oferece ao aluno um treinamento sobre a prática processo judicial eletrônica. E isso faz dele uma mão de obra qualificada e valorizada”.
O curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior vem sendo reconhecido nacionalmente pela sua qualidade. “Foi o primeiro curso de Minas Gerais a ser conveniado ao Tribunal de Justiça. Há uma comissão de reconciliação de negociação dentro do Vianna. Portanto, o nosso curso tem um grande diferencial: a vivência prática. Deixamos o aluno à vontade para conhecer o dia a dia da profissão”, ressalta.
Um dos projetos que fazem parte desta prática jurídica é o Direito Itinerante, criado há mais de 10 anos, os alunos atuam em Mutirões de Conciliação como conciliadores em processos junto ao Poder Judiciário, realizam visitas técnicas a órgãos como Polícia Militar, Polícia Civil, Justiça Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Juiz de Fora, Belo Horizonte e Brasília. E, além disso, prestam assistência jurídica volante, com atendimento “in loco”, às comunidades carentes dos bairros de Juiz de Fora. Para o Dr. Luís Antônio Bittencourt isso é fundamental para chegar seguro no mercado de trabalho: “Através deste projeto, homenageado e agraciado pela Câmara de Juiz de Fora por sua Responsabilidade Social, o aluno tem uma nova visão da profissão e se sente capaz de atuar em qualquer lugar do mundo”.
Mais de 600 pessoas acompanharam a conversa que durou, aproximadamente, 30 minutos. A ideia é que essa ação seja a pioneira de muitos outras, a fim de que o conhecimento sobre os cursos e a Instituição possa ser acessível para qualquer estudante, em qualquer lugar do mundo.
Além de esclarecer todas as dúvidas, o Dr. Luís Antônio Bittencourt os orientou sobre o vestibular, que acontece neste sábado, 4, no Instituto Vianna Júnior.