Exposição “Circo Brasil” é destaque na XV Feira do Livro

Exposição "Circo Brasil" é destaque na XV Feira do Livro
Simone Machado, Diretora do Colégio Vianna Júnior Glyder Dominato, professor de Geografia

A XV Feira do Livro do Instituto Vianna Júnior se encerrou dia 5 de maio e foi um sucesso entre alunos das faculdades e do colégio. Durante três dias, estudantes e professores puderam participar de palestras, apresentações culturais, mesas redondas e apresentações de trabalhos, tudo dentro do tema do evento “Cidadania: desafios e conquistas”.

Um dos destaques da Mostra Cultural foi o projeto “Circo Brasil”, idealizado pelo professor de Geografia do Colégio, Glyder Dominato, e produzido em conjunto com os alunos do 9º ano. A arte representa o atual momento político que os brasileiros estão vivendo.

Segundo Glyder, a ideia surgiu de um bate-papo com os alunos em sala de aula sobre o tema da feira e sobre a situação que o Brasil está vivendo. “Surgiram vários termos como “isso é uma palhaçada!”, “tudo termina em pizza!”. Da questão “palhaçada”, que foi muito abordada por eles, nós pensamos em fazer um circo e em cada picadeiro retratar um escândalo político que aconteceu no Brasil. A partir daí, os alunos tiveram a ideia de montar arquibancadas com vários palhaços representando o povo brasileiro, que não faz nada, que está sempre rindo, sempre concordando com tudo ou nada pode fazer”.

Os estudantes produziram todos os picadeiros e o professor foi o responsável por supervisionar o trabalho e montar a introdução, com a lona do circo. Para o professor, este trabalho foi muito importante para a formação crítica desses alunos. Além disso, no mundo atual e competitivo, a criatividade é muito importante e a escola precisa valorizar esse talento em seus estudantes.

O foco do projeto foi no voto consciente, nos direitos e deveres do cidadão e no sentido completo de “cidadania”, que, para o professor, é muito mais que votar, é participar de forma consciente da política do país. “Cidadania não é algo para ser seguido, é para ser construído”, finaliza.

Para a diretora do Colégio, Simone Machado, a Mostra Cultural e a Feira do Livro foram um sucesso. “Recebemos vários convidados, realizamos palestras, oficinas, debates, danças, tudo com a intensa participação de nossos alunos e seus familiares. Toda a equipe do Vianna se mobilizou para que tudo desse certo. “Agradeço especialmente o nosso artista, professor Glyder, que trabalhou incansavelmente, e com sua dedicação e empenho conseguiu mais uma vez tornar nossa Mostra um grande espetáculo”.

Leave a Reply