fbpx

Direito do Vianna é o 5° em Minas no XXV Exame da OAB

A Faculdade de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior ficou entre as cinco que mais aprovaram no XXV Exame da OAB em Minas Gerais, dentre as que enviam mais de 150 candidatos.  Ao todo, 79 alunos foram aprovados. Confira o  resultado oficial.

De acordo com o Diretor Geral Acadêmico das Faculdades Integradas Vianna Júnior, Luis Antônio de Aguiar Bittencourt, o resultado é decorrente de um Projeto contínuo de Excelência no Ensino Jurídico, que envolve várias iniciativas institucionais. “Nosso curso vem desenvolvendo, há vários anos, um trabalho que busca incentivar os alunos a entender o Direito como um meio de pacificação social. Desde o primeiro período, os alunos são familiarizados com as carreiras jurídicas, realizam visitas aos Tribunais, participam de júris simulados, atuam em atividades práticas, confrontando a doutrina com as decisões dos Tribunais”, diz. “Em Minas Gerais, em um total de 138 cursos, somente 34 tiveram mais de 150 alunos participando do Exame XXV, sendo o Vianna um deles. Dentre eles, ficamos em 5° lugar, com 79 aprovados, o que representa o maior número de aprovação em Juiz de Fora e região”, completa.

Para a professora, Marize Saraiva, a notícia do grande número de aprovações foi recebida com alegria, mas não com surpresa. “Eu já estava esperando por conta do perfil das turmas que fizeram essa prova. Nós confiamos na base que os alunos recebem na graduação. Essa turma foi um grande sinalizador de que escolhemos o caminho certo parta mantermos um nível de aprovação de excelência”, afirma.

Confira, na íntegra, a nota do professor Luis Antônio sobre o resultado:

“O excelente resultado do Curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior nos Exames da OAB é decorrente de um Projeto contínuo de Excelência no Ensino Jurídico, que envolve várias iniciativas institucionais. Nosso curso vem desenvolvendo, há vários anos, um trabalho que busca incentivar os alunos a entender o Direito como um meio de pacificação social. Desde o 1º período, os alunos são familiarizados com as carreiras jurídicas, realizam visitas aos Tribunais, participam de juris simulados, atuam em atividades práticas, confrontando a doutrina com as decisões dos Tribunais, ou seja, um Direito Vivo e que leva nossos alunos a uma análise crítica dos fenômenos sociais.

Nesse sentido, antes mesmo da entrada em vigor do Novo CPC, já possuíamos uma Central de Mediação e Negociação, sendo a Instituição pioneira em toda a região na implantação, em nossas instalações, do Tribunal de Conciliação Informal em convênio com o TJMG. Importante destacar que nossos alunos, nos últimos anos, vêm  conquistando vários prêmios nacionais e internacionais em competições de Mediação e Arbitragem. Possuímos um projeto desde 2003 chamado Avaliação Segmentada, que avalia semestralmente nossos alunos quanto ao aproveitamento dos conteúdos das disciplinas cursadas, permitindo analisarmos os pontos fortes e fracos, adotando  as medidas corretivas necessárias. Nossos Professores exercem a docência utilizando técnicas inovadoras de aprendizagem, já que o aluno de hoje está conectado ao mundo digital e exerce a função de partícipe do processo ensino aprendizado.

Visando desenvolver um possível potencial acadêmico, bem como trabalhar a redação jurídica, os alunos possuem duas possibilidades de publicações: Jornal Eletrônico ou Revista Vianna Sapiens. É dessas publicações que muitos alunos se descobrem possuidores de aptidão para a docência. O Núcleo de Prática trabalha com processos físicos e simulados e, através de várias parcerias, os alunos têm a oportunidade de realizarem atendimentos em comunidades de nossa cidade e região, bem como auxiliar o Judiciário em campanhas de conciliação.

Esses são alguns dos Projetos que levam o aluno do Vianna a alcançar seus objetivos, seja como Advogados, nas Carreiras Públicas e, como não poderia deixar de ser, apresentando excelentes resultados no Exame da OAB. Em Juiz de Fora e Região somos o curso de Direito que participa do Exame da OAB com o maior número de candidatos, o que só aumenta nossa responsabilidade. Somente para ilustrar, no XXV Exame da OAB, em Minas Gerais, em um total de 138 Cursos, somente 34 possuíam mais de 150 alunos participando do Exame, sendo o Vianna um deles e, dentre esses Cursos, ficamos em 5°lugar, aprovando 79 alunos, o que representa o maior número de aprovação em Juiz de Fora e região.

Trata-se de um resultado que demonstra que estamos correspondendo com as expectativas de nossos alunos em alcançar um sucesso profissional. Nosso compromisso não se encerra com a Formatura, pois através de cursos de pós-graduação e capacitação nossos alunos continuam frequentando nossa Faculdade, pois não existe ex-aluno do Vianna, mas sim VIANNA SEMPRE.”