Conheça o curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Você está pensando em escolher o curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, porém está inseguro e sem saber se vale a pena?

Pensando nisso, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre a carreira!

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um curso que torna os profissionais aptos a atuar em todo o ciclo de desenvolvimento de softwares. São capazes de desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação de diversas empresas em diversos setores. Por ser tecnólogo, possui duração de 2 a 3 anos e é completamente voltado para o mercado de trabalho.

Pode ser conhecido também pelos seguintes nomes: Análise de Sistemas de Informação, Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Desenvolvimento de Software, Engenharia de Software, Processamento de Dados ou Sistemas de Software.

Apesar de muito parecido com o curso “Sistemas de Informação”, este curso é mais intenso e aprofundado, dando mais possibilidades aos alunos no mercado de trabalho. São aprendidos vários tipos de programação e linguagens operacionais. Por isso é importante que você goste de cálculo, lógica e que tenha raciocínio rápido, viu?

O que vou aprender na grade de ensino do curso?

A grade da graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é composta por disciplinas de conhecimento básico de softwares e hardwares, programação e seus desdobramentos (linguagens, banco de dados, design, estrutura, objetos, laboratório e etc), matemática, direito, ética e legislação, sistemas e seus desdobramentos (criação, análise, segurança, redes, estrutura, etc) e tecnologia.

Como é o mercado de análise e desenvolvimento de sistemas?

O mercado para o analista e desenvolvedor de sistemas é promissor. Isso porque com a informatização de grande parte dos setores da economia, o profissional responsável pela informática tornou-se imprescindível. Afinal, é ele quem irá entender as demandas das empresas e transformá-las em sistemas práticos, ágeis e com a melhor tecnologia disponível no mercado.

O que faz o profissional da área?

O profissional da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode trabalhar em empresas especializadas no planejamento, criação e análise de sistemas de informação e projetos. Também pode atuar em consultorias e assistências técnicas.

Outras opções interessantes são: empresas de tecnologia, empresas de setores variados (comércio, serviços, indústrias, etc), organizações públicas e ONGs ou até mesmo de forma autônoma.

Qual é o salário da área?

O salário da área de Análise e Desenvolvimento de sistemas costuma variar de acordo com o cargo escolhido. São ofertadas opções como analista de sistemas (com especialização em cada linguagem: PHP, Java, ERP, WEB e etc), desenvolvedor de sistemas, entre outras opções.

Não existe uma regulamentação específica para o salário mínimo, porém a média no Brasil, de acordo com o site Catho, é de R$ 3922,02 para quem está iniciando nesta profissão.

Vale a pena estudar análise e desenvolvimento de sistemas?

Vale! Principalmente se você já tiver afinidade com os temas mais comuns na grade curricular. Gostar de matemática, computadores e tecnologia já é um grande começo, viu?

Além disso, se o seu objetivo é se capacitar para o mercado de trabalho, esse curso é essencial. A graduação é relativamente curta (cerca de 3 anos) e as disciplinas são voltadas para aprendizado rápido, estudos de caso e desafios mais comuns encontrados no dia-a-dia do profissional.

O mercado também é bastante promissor e está em crescimento, afinal, muito em breve todas as empresas estarão informatizadas. É justamente aí que um profissional devidamente capacitado para trabalhar com esses sistemas é necessário.

3 filmes sobre a carreira

Separamos 5 filmes especiais para quem curte tecnologia e programação. Tem tudo a ver com o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas! Prepare a maratona e divirta-se!

1. A Rede Social (2010). O filme retrata a criação do Facebook por Mark Zuckerberg. Não precisa falar mais nada: impossível perder um filme que conta a história de um simples site de comunicação entre estudantes que acaba mudando para sempre a internet, né?

2. O Quinto Poder (2013). Este filme de suspense é baseado em fatos reais e conta a história do site Wikileaks. Além de mostrar toda a polêmica envolvendo o vazamento na internet de documentos importantes dos Estados Unidos, o filme ainda mostra a importância da segurança de redes e informações na atualidade.

3. Ela (2013). Este filme se passa em um futuro próximo, no qual um homem muito solitário compra um sistema operacional altamente complexo para lhe fazer companhia. Um longa-metragem repleto de reflexões, críticas e dúvidas acerca do futuro da humanidade.

5 motivos para cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Se depois de todas essas informações, você ainda está na dúvida: confira neste link 5 motivos para escolher este curso de uma vez!

Você também pode conferir esta notícia recente sobre o nosso curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Esperamos que você tenha gostado. Caso tenham ficado dúvidas, mande uma mensagem para gente!