A Mantenedora do Instituto Vianna Júnior vem, por meio deste comunicado, prestar esclarecimentos sobre a Nota Técnica do Procon emitida em 01/2020.

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino emitiu uma nota de esclarecimento que pode ser acessada no link:  https://bit.ly/SINEPE

O Vianna reforça o item 5 desta nota, que diz: “Os fatos elencados como motivação para as recomendações constantes da Nota Técnica emitida pelo Procon-MG não traduzem a realidade dos serviços que vem sendo prestados pelos estabelecimentos de ensino,  nem levam em conta que as despesas com salários e encargos devidos à professores e auxiliares de administração escolar consomem 80% das receitas correntes”.

É verdade, o Vianna conta hoje com a colaboração de 100 professores e 160 funcionários.  São 260 pessoas que têm, em sua maioria, o Vianna como única fonte de renda para o sustento de suas famílias.  São 260 contratos de trabalho assinados que a Instituição vem honrando e mantendo em dia o pagamento dos salários acordados. Pois estão em trabalho remoto, muitas vezes extenuantes, pois nem todos tem experiência em trabalhar ou ensinar à distância.  Temos também contratos assinados com fornecedores e prestadores de serviço, como manutenção de informática, uso de licenças de softwares, segurança, etc.

Da mesma forma, temos contratos assinados de prestação de serviços educacionais com todos os nossos alunos ou seus responsáveis.  O Vianna não poupou investimentos para a melhora de nossos recursos tecnológicos e para o apoio aos professores que ainda não tinham experiência no uso destes recursos.

Nossa maior preocupação é o compromisso com todas essas pessoas:  alunos, professores e funcionários.  Mas também estamos preocupados em não afetar o calendário escolar, enviado ao MEC e à Secretaria de Educação, todas as comprovações necessárias para o reconhecimento de todas as aulas e atividades que estamos realizando.

A duração da suspensão das aulas presenciais ainda é incerta.  Segundo o Jornal Tribuna de Minas de hoje,  9 de abril,  Juiz de Fora conta com cinco suspeitas de morte por Covid-19 e 1.085 casos suspeitos de CoronaVírus.

Atentos às possíveis dificuldades de nossos alunos e pais de alunos, continuamos negociando através do endereço eletrônico atendefinanceiro2@vianna.edu.br e agora contamos também com o telefone (32) 99801-4068.

Pedimos a cooperação e colaboração de todos e, citando Carlos Magno, “Da responsabilidade de um, depende o destino de todos “.

Atenciosamente,
Mariângela Vianna