Despertar o lado solidário dos alunos: esse é o objetivo da Comissão de Voluntários do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE) do Vianna Júnior. Através de um grupo no Whatsapp – que já conta com quase 100 membros – a Comissão organiza periodicamente campanhas e visitas a instituições carentes da cidade. Na última quinta-feira (26), foi a vez do Centro de Proteção ao Menor de Juiz de Fora (CEPROM) receber os alunos para uma tarde de recreação.

Os voluntários participaram de brincadeiras e contações de histórias com as crianças e, ao distribuírem afeto, receberam em troca sorrisos. De acordo com o Presidente do DCE, Yuri Fófano, a experiência é válida para engajar os estudantes em atividades fora da sala de aula e despertar neles o interesse pelo trabalho de cunho social. “A experiência com as visitas é sempre muito positiva. As crianças nos recebem com um olhar inocente de quem precisa de atenção e carinho, porque muitas vezes elas não recebem isso em casa”, ele conta.
A instituição educacional atende crianças de dois a cinco anos em período integral, com oferta de alimentação de segunda a sexta, de 8h às 17h. No dia da visita, o Vianna Júnior disponibilizou uma van para ajudar no transporte dos 19 alunos que manifestaram interesse em participar. A aluna do 5° período de Direito, Isabella Danelon, ressalta a importância de ter contato com uma realidade diferente da qual ela e os alunos vivem e conta o que mais gostou na iniciativa: “Já participei de atividades assim por fora, mas com a faculdade foi a primeira vez. O mais legal, além de estar com as crianças, que foram muito receptivas, foi a proposta do DCE, juntamente com o Vianna, de ter formado a Comissão de Voluntários. Com certeza irei participar outras vezes”, afirma.
Novas visitas estão previstas para acontecer em maio. Gostou da ideia e tem interesse em fazer parte da Comissão ou participar dos próximos eventos? Basta entrar em contato com a coordenadora da Comissão Voluntária, Nathalia Barbosa, do 7° período do Direito, e pedir para ser incluído ao grupo do Whatsapp. Fique atento também à página do DCE no Facebook: facebook.com/dceviannajrjf.