
Alunos do Colégio Vianna Júnior conquistaram medalhas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O objetivo da ação é levar as ciências espaciais para as salas de aula, despertando o interesse dos jovens. Os professores Gastão Moreira e Quênia Costa Fernandes ficaram responsáveis pela orientação aos alunos.
A Olimpíada foi dividida em quatro níveis. Os três primeiros foram para os alunos do Ensino Fundamental, e o quarto, para os do Ensino Médio. A prova foi composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões foi de raciocínio lógico.
As medalhas foram distribuídas conforme a pontuação obtida em cada nível. Julia Januzi, do 5º ano, garantiu sua medalha de bronze: “Estou muito feliz por ter conseguido ficar em terceiro lugar. Gostei muito de participar, muito legal estudar ciências”.

Barbara Stehling, do 9º ano, também foi premiada com o bronze. Segundo a aluna, o diferencial foi seu conhecimento construído no Vianna Júnior: “Eu me senti preparada para fazer a prova porque as matérias que estudei no Fundamental I, como o posicionamento dos planetas, que caíram na prova. Além disso, vi o site e fiz os simulados”.
Victor Duque do 3º Ano Médio ficou em segundo lugar e foi premiado com a medalha de prata:“A prova não deixa de ser uma preparação para o vestibular. Adquiri muito conhecimento, ainda mais que é de exatas, a área que quero seguir”.
Mais uma medalha de bronze foi para o aluno Rafael Canton, do 2º ano do Ensino Médio. Ele ressalta a importância do interesse do Colégio Vianna Júnior em participar de Olimpíadas como essa. “Fazer provas diferentes assim é bom para o currículo e também para entendermos sobre o assunto. É conhecimento”.

Simone Machado, Diretora do Colégio Vianna Júnior, parabeniza a todos envolvidos na Olimpíada: “É uma alegria muito grande entregar essas medalhas aos nossos alunos. Conquistas como essa reafirmam o nosso trabalho e nossa educação de qualidade. Nós incentivamos e acreditamos que o conhecimento deve ser extrapolado em todos os segmentos. Parabéns a todos os envolvidos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica: coordenadores, professores e, principalmente, nossos alunos”.