A prática de esportes nas universidades vem crescendo cada vez mais em todo país, através da criação de atléticas e times em várias modalidades. Neste ano de 2016, os alunos das Faculdades Integradas Vianna Júnior criaram a Atlética Acadêmica Romeu Vianna.
A primeira competição dos viannenses é o Universitarius, que reúne alunos das faculdades privadas e públicas de Juiz de Fora. Os times estão obtendo resultados significativos, segundo Bárbara Maciel, presidente da Atlética: “Entramos na nossa primeira competição e estamos mostrando para que viemos. Estamos contando com a confiança dos atletas, da Instituição e principalmente da torcida, que está fazendo um show à parte, levando a alegria, animação e a bateria, que é o coração da Atlética”.
A aluna e, também, atleta Isabela Rodrigues, ressalta a importância da participação em eventos esportivos como o Universitarius: “Essas competições trazem muitos benefícios para nós, pois além de fazer bem ao nosso corpo e à nossa saúde, há também uma grande integração com o próprio curso e também entre as outras faculdades. Estamos muito unidos”.

A Associação Atlética Acadêmica Vianna Júnior é uma organização responsável por promover e coordenar a área esportiva da faculdade, treinos e campeonatos externos, tendo como objetivo, além da prática esportiva, fazer com que exista a integração e interação entre alunos e faculdade.
O projeto, que teve início há três meses, já ganhou vários adeptos: “Para que tudo desse certo, tivemos que suar a camisa dentro e fora das quadras. Desde o início encontramos pessoas que nos ajudaram e nos incentivaram para que esse projeto tornasse real. Vale destacar nossos treinadores Hugo, Tales, Gaguinho, Toledo e Lucão , assim como aqueles que nosso patrocinam”.
A Instituição teve seu papel à parte, não deixou que desistíssemos, nos apoiou, orientou e mostrou a nós que a recompensa estava não só nos resultados, mas, sim, na interação entre os cursos, na união da torcida para apoiar todas as modalidades, mesmo com resultado diferente do esperado”, ressalta Bárbara.