Nesta segunda-feira, 11, alunos das escolas participantes do Parlamento Jovem (PJ) 2018 se reuniram para trabalharem os subtemas do projeto. O tema central é sobre a “Violência contra a Mulher” e os três subtemas são: Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais de Poder e Violência e Assédio Sexual.
Cada grupo escolheu um relator e das 10 propostas levantadas sobre cada subtema, optaram por quatro. Ao final, 12 propostas foram eleitas. Neste ano integram o projeto o Colégio Jesuítas, Colégio Vianna Jr., Colégio Tiradentes, Apogeu e Escola Estadual Professor Cândido Motta Filho.
Próximo passo
Nesta sexta, 15, na Plenária Municipal, os estudantes vão debater as propostas eleitas e optarem apenas uma proposta de cada subtema. As três escolhidas serão trabalhadas na Plenária Regional. O tema de 2019 já será discutido.
Andamento
De acordo com o site da Câmara, no dia 25 de junho ocorrerá o Encontro Regional, no Colégio dos Jesuítas. O objetivo é promover a integração entre os 200 alunos que integram as cidades do Pólo Zona da Mata II e Caparaó (Juiz de Fora, Viçosa, Ponte Nova, Piedade de Ponte Nova, Paula Cândido, Tombos e Visconde do Rio Branco). No dia 10 de agosto, ocorre a Plenária Regional na Câmara Municipal de Juiz de Fora. Já entre os dias 19 a 21 de setembro, na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte, a Plenária Estadual.