Os alunos do curso de Gestão Ambiental das Faculdades Integradas Vianna Júnior, com a supervisão do professor Theodoro Guerra, plantaram mudas da espécie Crotalária Juncea. O objetivo da ação foi contribuir para a redução da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya, criando um radar de proteção no entorno da Instituição.
A planta Crotalária Juncea é ornamental, tem uma estatura pequena, atinge aproximadamente 45 centímetros de altura e se desenvolve entre 60 e 120 dias. Além disso, possui uma floração amarelo ouro que libera um odor agradável que atrai libélulas, insetos da família dos Dipterocarpaceae, que é um predador natural das larvas do Aedes Aegypti.
Segundo especialistas, as libélulas competem pelo mesmo espaço do mosquito na hora da reprodução, pois botam os ovos na água parada e são predadoras das larvas do Aedes.
Alem da plantação da Crotalária, os alunos colocaram fertilizantes e húmus na espécie Bela-Emília, planta que também está presente nas dependências da Instituição.