Administração: saiba mais sobre o curso

Se você está pensando em cursar administração, aí vai um guia super completo para tirar todas as suas dúvidas!

Nós sabemos que a época do vestibular não é nada fácil. São muitas escolhas, e uma destas será responsável por definir grande parte do seu futuro. Mas não fique com medo! A gente tá aqui justamente para te ajudar.

O que é Administração?

A administração é uma ciência social, responsável pelo estudo das práticas usadas para administrar e gerenciar pessoas, negócios ou recursos, com o objetivo de cumprir metas previamente definidas.

A administração tem muito a ver com planejamento, organização, gestão, coordenação, controle e liderança. O profissional de administração costuma lidar com todos esses tópicos em seu dia-a-dia, portanto, é importante já possuir certa afeição com essas funções, ok?

Grade curricular da Administração

Geralmente o curso de administração é formado por 4 anos, isto é, 8 períodos.

Envolve principalmente os seguintes componentes curriculares: fundamentos da administração, estudo de ciências sociais, políticas, filosóficas e éticas, comunicação empresarial, empreendedorismo, economia, estatística, psicologia, contabilidade, e administração e seus desdobramentos (organizacional, orçamentária, controladoria, auditoria, entre outros).

Áreas da Administração

O curso de administração abre um leque com muitas oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Entre elas, as mais procuradas e mais em alta ultimamente são:

– Cargos em gestão de empresas;
– Cargos em bancos ou instituições financeiras;
– Cargos em organizações públicas ou ONGs;
– Recursos humanos e seleção pessoal;
– Marketing;
– Consultorias, assessorias, auditorias ou controladorias;
– Mercado de capitais e riscos;
– Sistemas e métodos;
– Comércio exterior;
– Empreendedorismo e;
– Carreira docente.

Melhores faculdades de Administração do Brasil

De acordo com RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo), em 2018 essas foram as melhores faculdades de Administração do Brasil. Nesta pesquisa, são avaliados quesitos como: nota no ENADE, avaliação do mercado, qualidade de ensino e avaliação do corpo docente.

1. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
2. USP (Universidade de São Paulo)
3. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
4. Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)
5. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV-EBAPE)

Como é o mercado para o profissional formado

No geral, o mercado para o administrador é bom. Isso acontece porque o curso oferece amplo conhecimento, isto é, possibilidades infinitas de trabalho em vários setores, empresas e negócios.

Entre as opções, recursos humanos e gestão de pessoas estão em alta. Saber escolher talentos para as empresas e também como lidar com pessoas é importante e acaba se tornando um diferencial competitivo. São ofertados estágios com possibilidade de efetivação.

Funções relacionadas ao mercado financeiro também estão em alta, mas algumas exigem outras certificações mais específicas, como Pós-Graduação e MBAs. 

Além disso, o mercado do agronegócio, da tecnologia, do marketing e da saúde (principalmente o farmacêutico) também estão em alta, com grande procura de profissionais capacitados para os cargos dessas empresas.

O profissional da administração também pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, em ONGs e também em consultorias, auditorias e controladorias.

Quanto ganha um administrador de empresas?

Oficialmente não existe um piso salarial mínimo para administradores no Brasil. Porém, o Conselho Federal de Administração (CFA) sugere para quem inicia carreira, um salário de R$ 2.458. Já para profissionais com mais de 2 anos de experiência, a sugestão é de R$ 5.977.

5 livros sobre Administração para você ler

Aí vão algumas dicas de livros sobre administração para você ler e começar a se acostumar com o tema, viu?

1. Administração para não Administradores: a Gestão de Negócios ao Alcance de Todos – Idalberto Chiavenato. Este livro é essencial para quem está interessado no mundo dos Administradores e está começando os estudos. As explicações são feitas de forma prática, com exemplos do mercado, e os temas do livro são bastante variados: finanças, logística, marketing, gestão de pessoas, gestão empresarial e por aí vai.

 
2. A estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim. Este livro é reconhecido como um dos melhores livros sobre administração e também é um grande best seller. A estratégia do Oceano Azul revela maneiras de conquistar nichos de mercado ainda não explorados. Também ensina a como lidar com a concorrência. Leitura excelente!

3. De Zero a Um. O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício – Peter Thiel. Dinâmico e surpreendente, este livro nos leva a reflexão. O quanto a concorrência pode ser prejudicial no nosso negócio? É um livro indicado para quem quer parar de repetir modelos de sucesso e trilhar o próprio caminho na carreira.

4. A arte da negociação, de Michael Wheeler. Este livro é indicado para quem quer aprender sobre gestão de pessoas. Como manter um bom relacionamento com olaboradores, fornecedores ou empreendedores? Afinal, um bom administrador é aquele que sabe negociar.

5. Marketing 4.0, de Philip Kotler. Se você quer fazer o curso de Administração, tem que conhecer Marketing. Assim, no futuro, você poderá melhorar com eficiência os resultados da empresa. Philip Kotler é muito respeitado na área e este livro ainda foca no mundo digital, que estamos vivendo atualmente.

5 filmes para você assistir

Agora vamos aos filmes! Alguns podem não possuir referência direta à administração, mas todos possuem conflitos e situações que um administrador costuma passar no seu dia-a-dia. Não deixe de assistir!

1. O Lobo de Wall Street (2013). É um filme excelente sobre um ambicioso corretor da bolsa de valores, que cria um verdadeiro império de forma ilegal. Dá para acompanhar de perto todas as práticas administrativas utilizadas pelos personagens, e claro, um pouquinho do mercado financeiro.

2. Cidadão Kane (1941). Este é um filme clássico do cinema! Mas engana-se quem acha que não tem a ver com administração, viu? A história mostra os contornos da construção de um grande império, repleto de dilemas éticos nos negócios e sacrifícios.

3. O Jogo da Imitação (2014). Este filme conta a história de um matemático que assume o comando de uma equipe especializada para decifrar Enigma, a máquina que criptografava a comunicação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Um prato cheio para quem quer aprender para sobre gestão de equipes, pessoas e colaboradores, em um período tão difícil e tão delicado.

4. Um senhor estagiário (2015). Neste filme, uma empresária de sucesso decide contratar um senhor de 70 anos como seu estagiário. A história mostra o desafio das diferenças entre gerações, o crescimento e a influência do mundo digital nas empresas, as novas formas de negócios e as relações entre superiores e supervisionados. Vale assistir!

5. Monstros SA (2001). Apesar de ser animação, este filme mostra como dois funcionários da empresa Monstros S/A precisam pensar em novas alternativas para manter os lucros. O filme toca, de forma lúdica, em assuntos como reorganização empresarial, inovação e superação de crises.

Esperamos que você tenha gostado.